UX Writing no case Conecte NUTRI

Mayla Ferreira
9 min readJul 4, 2021

--

Esse artigo faz parte do case Conexões saudáveis, uma solução de qualidade alimentar, sobre como contribuímos para a conexão entre pacientes e nutricionistas durante a pandemia de COVID-19 — um estudo de caso em UX, realizado no curso do UX Unicórnio.

Encaramos o desafio de pensar uma continuidade dos atendimentos nutricionais, mantendo a qualidade dos serviços prestados, além de auxiliar as pessoas na conduta de hábitos saudáveis com uma alimentação de qualidade. E este artigo vai te contar como utilizamos o Ux Writing para contribuir nesse desafio.

Conecte Nutri é uma forma simples e confiável de encontrar um nutricionista que entende suas necessidades, assim como uma maneira prazerosa de conseguir se manter no plano alimentar!

Entendemos que um processo de UX não existe sem o contato com a experiência das pessoas, por isso todo nosso processo de desenvolvimento e escrita foi guiado pelo que os entrevistados nos reportavam sobre suas jornadas e dores.

Se você quiser conhecer mais sobre o nosso Estudo de Caso, clique aqui em baixo:

Pesquisas

Desde a pesquisa qualitativa ficamos alertas às frases e sentimentos que poderiam influenciar diretamente no modo como faríamos o tom de voz da nossa solução. Ao transcrever as respostas para um dashboard comum a todo o grupo, procuramos identificar qual era a principal temática envolvida naquelas respostas, e evidenciar termos que chamavam a nossa atenção.

Depoimento 1

Logo no Desk Research identificamos alguns pontos de cuidado, como em relação aos transtornos alimentares, e nos atentamos para não cair na armadilha de colocar em nossa solução algo que pudesse gerar um sentimento contrário ao de leveza e satisfação. Uma de nossas entrevistadas, V., 45 anos, nos disse que a palavra dieta lhe causava muita ansiedade, logo nos sensibilizamos com o relato, e percebemos que podíamos encontrar outros termos de substituição, sendo assim não o utilizamos em nenhum momento no app. Entendemos que parte da função de um UX Writing também é descobrir o que não fazer.

Depoimento 2

Nuvem de palavras

Para organizar as falas das sensações e termos expressados por nossos entrevistados, fizemos três nuvens de palavras. Para que as nuvens pudessem nos mostrar resultados relevantes, tiramos palavras como “que”, “pra”, além de unificar variações de conjugação como “consegui”, “conseguir” etc.

Tom de voz

A VOZ como personalidade fixa da nossa marca precisa ser amigável, falada com leveza; também ser didática, para que os passos sejam bem compreendidos; que passe segurança, pois damos dicas com fontes verificadas e também anunciamos a conexão com nutricionistas preocupados com o bem-estar do usuário paciente; precisa ser compreensiva, acolhedora e afetuosa diante dos desafios que o usuário encontra de se manter focado nos objetivos; e fechando com muita importância, precisa ser uma voz motivacional, incentivando e parabenizando os passos conquistados.

Entenda mais sobre como pensamos a estratégia de gamificação para motivar os usuários, acessando aqui em baixo nosso artigo de UI/UX.

O TOM da nossa voz, acompanhou o guia de estilos das cores, onde as sessões de gamificação, notificações, dicas e S.O.S, devem passar mais acolhimento e alegria. Já as sessões agendamento de consulta e dashboards de acompanhamento e alimentação, devem ser didáticas e diretas para não gerar dúvidas ou inseguranças quanto aos passos a serem seguidos.

Dimensões do Tom de Voz

Ajustar as dimensões do Tom de Voz, foi um refinamento que nos ajudou a escrever textos que passassem a emoção e o tom correspondentes, que queríamos para cada momento do nosso app.

Onboarding

Já no onboarding identificamos a oportunidade de deixar claro o valor que o produto entrega, trazendo analgésicos para as dores relatadas pelos usuários.

Na pesquisa quantitativa, 21,8% dos entrevistados disseram estar desmotivados ou insatisfeitos com os planos alimentares que receberam. 13% deles se sentiam assim porque o plano nutricional parecia ter sido feito para qualquer pessoa e não personalizado. Entendemos, tanto com as queixas dos pacientes, quanto no conhecimento que os nutricionistas nos passaram, que planos personalizados fazem parte de uma solução mais eficaz.

Das nuvens utilizamos palavras que se destacaram como “alimentar” e “qualidade”. Duas das frases elaboradas, apresentam o app como uma solução para a despersonalização:

  • Se conecte com um nutri que entende o que você precisa!
  • Tenha um Plano Alimentar feito só pra você!

Os textos abaixo nos mostram também uma pitada da linguagem popular indicada nas dimensões do tom de voz, com as palavras “nutri” e “pra”.

As outras duas frases preparadas para o onboarding, afirmam o propósito de valor que o app pretende entregar, de leveza e qualidade:

  • Conquiste seus objetivos com leveza e qualidade!
  • Conecte-se com a qualidade alimentar!

Gamificação

Decidimos utilizar uma estratégia de gamificação para que os usuários pacientes sentissem o impacto positivo de cada passo que dão. Progresso que gera incentivos, badges e prêmios para uma planta que é apresentada como uma parceira de jornada desde o cadastro. Cada conquista do usuário paciente é recompensada com um “mimo” para a plantinha, quando uma tarefa é cumprida e o usuário ganha uma medalha.

“Neurotransmissor do cérebro associado ao prazer, a dopamina é liberada toda vez que temos a sensação de que vamos ser recompensados por um esforço, seja físico ou mental.” Bruno Rodrigues em seu livro Em busca de boas práticas de UX Writing

Os textos são incentivadores, bem humorados, mas também claros, para que os passos da gamificação sejam compreendidos conforme acontecem:

  • Você já tem água suficiente para regar a Aurora. Botões: Regar/ Regar depois;
  • Elis, você está indo tão bem que conseguiu um mimo novo para a Aurora! Botões: Trocar vaso/ Trocar depois;
  • Quando um objetivo é atingido, Elis, você ganha recompensas para a Aurora e ela cresce junto com você! Botões: Adubar/ Adubar depois
  • Elis, parabéns! Você tem nos mostrado que não existem milagres para alcançar seus objetivos, e sim força de vontade!

Telas de motivação — notificações

Utilizamos as nuvens de palavras e trechos destacados das entrevistas qualitativas para elaborar os textos das notificações e das telas motivacionais.

Notificações de Incentivo

Apresentamos notificações de incentivo aos usurários em momentos que consideramos cruciais para a fidelização dele na plataforma. Destacamos a primeira, logo no início ao completar o cadastro, e a outra após completar a tarefa que consideramos mais importante no app, que é a marcação de consulta. Inspirados no modo como V. 45 anos, concluiu sua fala ao conversar conosco:

Depoimento 03

Escrevemos frases que abordam esse “começar” de jornada, tornando-as sempre positivas, sem o foco na “desistência”. Retomando ao valor que o app procura entregar, “viver com qualidade” e a pessoalidade da conversa, chamando o usuário pelo nome:

  • Parabéns, agora você está pronto para o próximo passo: Se conecte com saúde!
  • Parabéns, Elis! Você deu um passo importante para viver com qualidade!

Outros dois diálogos criados a partir destas referências estão na sessão S.O.S, (a) um agrega a palavra “sentido” que aparece em destaque numa das nuvens de palavras, (b) e o outro segue o raciocínio de P. 29 anos (depoimento 1), e de C. 32 anos (depoimento 2), que falam do equilíbrio entre todos os campos da vida englobando a importância de cultivar boas relações e bons hábitos:

  • (a) Você tem nos mostrado que um passo de cada vez traz sentido para uma grande jornada! Parabéns!
  • (b) Entendemos como pode ser desafiador este momento. Vamos focar em alguns passos que podem ajudar com a ansiedade?
    Estes passos podem deixar seu dia mais leve:
    - Praticar um exercício de respiração;
    - Fazer uma meditação;
    - Se divertir: ouvir uma música, assistir um filme ou série que gosta;
    - Se cobrar menos;
    - Ser mais amorosa com você mesma.
    O que você acha que pode te ajudar hoje? Pense no melhor momento, e coloque em prática!

A segunda tela (b) por possuir mais conteúdo, foi organizada em lista para facilitar a leitura do usuário, além de contar com um botão cujo texto convida o usuário a continuar sua jornada, “Seguir em frente!”.

Uma das telas de motivação trata de um tema que constatamos com os nutricionistas, que nos relataram que os radicalismos das dietas atrapalham o cumprimento do plano alimentar:

  • Respire fundo, você não está sozinha nessa jornada! Sabe a sua comida favorita? Não pare de comer totalmente, que tal comer, mas com moderação?

Textos em UX — UX writing

Todo o trabalho foi embasado na experiência coletada dos usuários, mas também das ferramentas, conceitos/ heurísticas e aprendizados, do UX writing. Alguns deles foram a 1ª heurística de Nielsen, visibilidade do estado do sistema (Os usuários são informados sobre o que está acontecendo?); a 2ª correspondência entre o sistema e o mundo real (A linguagem utilizada na interface é familiar ao usuário?); e a 7ª reconhecer ao invés de lembrar, foram utilizadas a fim de localizar o usuário na plataforma e otimizar seu aprendizado. Pensamos escritas superiores (header) para as sessões, evidenciando o momento em que estão no app. Botões que incluem textos para ajudar o usuário a cumprir as tarefas indicadas. Destacamos alguns exemplos:

Teste de Usabilidade

Pedimos para que 06 pessoas fizessem um teste com nosso protótipo. Demos a instrução para que marcassem uma consulta com um nutricionista e que depois interagissem com a plataforma.

Identificamos que alguns textos poderiam ser ajustados para que as interações com a plataforma fossem melhor compreendidas. A primeira mudança foi na apresentação da planta, onde o usuário é convidado a dar um nome para a planta e escolher um espécie para ela. Apesar de termos criado um texto de apresentação pessoal e bem humorado, a ação necessária e o objetivo da proposta não estava claro. Seguimos o raciocínio que Breno Barreto nos apresenta, a importância de pensar em como o verbo é apresentado:

Então é essencial que ele determine uma ação clara e concisa, que signifique o mesmo para qualquer um e que diga respeito (…) ao objetivo específico daquele objeto de ensino.

Sendo assim, ajustamos:

  • Frase anterior: Nasce com seus novos hábitos uma companheira de jornada./ Você pode me chamar pelo nome:
  • Frase ajustada: Nasce com seus novos hábitos uma planta, sua companheira de jornada./ Escolha um nome para ela:

Na tela seguinte, ajustamos:

  • Frase anterior: Último passo para me chamar de sua./ Escolha minha espécie:
  • Frase ajustada: Último passo antes de começar o jogo./ Escolha uma espécie:

O aprendizado mais importante foi, mesmo que tivéssemos usado uma hierarquia visual, colocando o campo de pesquisa de nutricionistas logo abaixo da foto de perfil na home do app, em destaque antes de qualquer outra informação, a ausência de um texto dando título à caixa de pesquisa, invisibilizava a ação. Sendo assim, fizemos a inclusão do seguinte texto:

  • Marque sua próxima consulta.

Você pode interagir com nosso protótipo e conferir como ficou:

A equipe Conecte Nutri

Quer se conectar com a gente? Aqui estão nossos perfis do linkedin:

--

--